quarta-feira, 16 de março de 2011

Oxidação

Muitos questionamentos são feitos por vários criadores iniciantes da raça lizard quanto a oxidação de bicos, pernas  e patas deste canário. Já ouvi e li inúmeros relatos de criadores que utlizam isto ou aquilo para ajudar na melanização destas partes. Dentre os mais utilizados cito a planta polygonum aubertii, que por aqui em terras brasileiras é raríssimo, eu mesmo só conheço por fotos encontradas na internet.
Então o que faze para conseguir uma boa oxidação dos canários?
Como um bom biólogo me concentrei na seleção genética (Um caminho mais trabalhoso e nem sempre com resultados esperados) , mas confesso que tenho gostado dos resultados que venho obtendo. Por isso sugiro aos iniciantes que não tenham pressa em obter resultados, mas que sejam persistentes e que não desistam ao se depararem com o fracasso pois é daí que surgem os aprendizados.
Abaixo deixo uma foto feita rapidamente do meu celular de um filhote nascido em meu plantel em 2010 e que já mostra ter uma carga génetica pra oxidação bem melhor do que os exemplares que adquiri em 2008. Vou fazer mais fotos com a máquina fotográfica daqui uns dias quando a muda de penas estiver terminado, pra ver se consigo postar também as fotos dos desenhos dorsais , que na verdade é o item de maior valor do standard da raça. Aos visitantes do blog , peço que se possível deixe comentários do que estão achando dos posts e deixem suas opiniões e até idéias também a respeito do assunto, afinal todos tem algum conhecimento para compartilhar. Abçs

Nenhum comentário:

Postar um comentário